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CEM apresenta primeira safra de documentários e discute fronteira com ciências sociais


Cena de Em Trânsito

A relação entre o cinema e as ciências sociais é quase tão antiga quanto o próprio cinema; tendo ganhado forma mais consolidada nos anos 20, quando a técnica cinematográfica passou a ser usada como um instrumento privilegiado de registro de comunidades distantes. O filme de Robert Flaherty, Nanook of the North .(1921), é um marco desta interação entre cinema e pesquisa. A partir daí, inúmeras experimentações foram realizadas nesse sentido, e a temática científica nos documentários se tornou o foco de um amplo debate sobre as possíveis linguagens utilizadas nessa interface entre ciência e artes audiovisuais.

Dentro desse contexto, o Núcleo de Audiovisual do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, está se inserindo nesse debate de quase cem anos formando um grupo que faz e pensa o documentário a partir de uma proposta inovadora do que seja a relação entre o cinema e a pesquisa. Os filmes produzidos pelo CEM são feitos a partir de um diálogo intenso entre cineasta e pesquisador, mas assumem que o cineasta deve ter liberdade de criação para explorar novos formatos e novas linguagens ao abordar os assuntos tratados na pesquisa.

“Estamos trabalhando numa área de fronteira, com o objetivo de potencializar a reflexão sobre o estatuto da imagem e do som na pesquisa”, afirma Ismail Xavier, coordenador da Área de Difusão do CEM. “Os filmes que nós produzimos não são meros filmes institucionais, eles foram feitos a partir de um movimento próprio de pesquisa”.

Cena de Na Moda do Centro
Ao mesmo tempo em que pretende ser um laboratório de linguagem cinematográfica para documentários, o projeto de cinema do CEM também inclui uma reflexão acerca do processo de transformação da pesquisa em filme. Nesse sentido, foi realizado no dia 28 de junho o segundo debate Cinema Documentário e Ciências Sociais: um diálogo entre cientistas e cineastas (a íntegra está disponível na revista).

“Estamos trabalhando numa área de fronteira, com o objetivo de potencializar a reflexão sobre o estatuto da imagem e do som na pesquisa”, afirma Ismail Xavier, coordenador da Área de Difusão do CEM. “Os filmes que nós produzimos não são meros filmes institucionais, eles foram feitos a partir de um movimento próprio de pesquisa”. Ao mesmo tempo em que pretende ser um laboratório de linguagem cinematográfica para documentários, o projeto de cinema do CEM também inclui uma reflexão acerca do processo de transformação da pesquisa em filme. Nesse sentido, foi realizado no dia 28 de junho o segundo debate Cinema Documentário e Ciências Sociais: um diálogo entre cientistas e cineastas (a íntegra está disponível na revista).


Cena de 5 Mulheres de Paraisópolis
Nessa primeira safra foram produzidos três filmes, sendo dois média-metragens baseados em pesquisas da casa. São eles A Moda do Centro, de Marta Nehring, sobre a indústria têxtil do Bom Retiro (primeiro a ficar pronto e já abordado em edições anteriores da revista) e 5 Mulheres de Paraisópolis , de Cláudia Mesquita, sobre moradoras da favela. Já o longa-metragem Em Trânsito , é um projeto independente de Henri Gervaiseau, coordenador do Núcleo Audiovisual do CEM. Saiba mais sobre os filmes nas próximas matérias da revista.

Além desses, já existem mais dois novos projetos em andamento. Um deles é um documentário sobre práticas culturais na Grande São Paulo, de Mônica Simões, baseado na pesquisa de Isaura Botelho e Maurício Fiore, pesquisadores do CEM, que já está em fase de finalização. Além desse, Cláudia Mesquita está realizando sua segunda parceria com Ronaldo Almeida e Tiaraju D'Andrea, pesquisadores do CEM, num filme sobre pesquisas etnográficas realizadas na Cidade Tiradentes.

Links

Filme “A moda do centro” faz primeira adaptação de pesquisa do CEM – Revista diverCIDADE Nº2 Julho-Setembro 2004.

http://www.centrodametropole.org.br/divercidade/numero2/reportagens_cinema.html

 
Versão para Impressão

 

diverCIDADE - Revista Eletrônica do Centro de Estudos da Metrópole