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Qual a influência da telenovela na sociedade brasileira?

“Fonte de divertimento, lazer e informação, a telenovela brasileira conseguiu ultrapassar o estágio “primitivo”, em termos de dramaturgia, produção, direção, interpretação. É sem dúvida, hoje em dia, padrão internacional para a consecução de qualidade e conteúdo. E isso é o que de melhor ela tem para oferecer a seu público: o conteúdo. Foi além do melodrama simples, do folhetim em bruto, e alcançou o patamar de obra literária, às vezes até o patamar de obra de arte.
Belíssima, TV Globo - 2005  

Portanto, afeta o seu público na medida em que lhe dá entretenimento, mas também novas formas de encarar o mundo, os problemas, os assuntos do cotidiano. O público da telenovela é afetado não em termos de simples modismos, de novas maneiras de vestir-se, de produzir sua aparência física, de melhorar seu modo de vida, porque isso seria querer que a telenovela ocupasse o lugar do poder. Isso ela não pode fazer e, se o povo brasileiro vive carências, não é culpa dos escritores, dos atores, dos artistas. Mas consegue, isso sim, passar a esse povo o nosso pensamento, nosso, sim, dos escritores que tiveram a felicidade de poder privar dessa forma de comunicação.

Renata Pallottini é dramaturga, escreve para teatro e televisão e publicou, entre outros, os livros A casa , Coração americano , Chão de palavras , Noite afora , e Obra poética , além de ter coordenado a Anthologie de la poésie brésilienne .

Como está a representação do negro nas telenovelas?

Recentemente, houve um aumento da participação dos negros nas telenovelas, relacionado com um conjunto de ações, várias delas dos próprios atores negros. Na realidade, um setor relevante da publicidade e da telenovela se tocou que deviam contribuir para acabar com a persistente incorporação dos atores negros apenas em papéis estereotipados. Efetivamente, o número médio de atores aumentou. Da mesma forma, a preocupação em incorporá-los como bonitos é a grande característica deste novo século.

No caso de Da Cor do Pecado, o impacto simbólico para o país, especialmente para as crianças negras, de ver a Taís Araújo como protagonista foi o maior ganho com esta telenovela. No entanto, o núcleo negro não foi exatamente um núcleo. Mais uma vez, uma personagem importante como foi o da Taís, a Preta, estava isolada em um mundo de brancos: a mãe morre logo no início e a maioria dos amigos eram brancos. Ou seja, o negro ainda é um ser exótico no mundo dos brancos, especialmente aqueles que fogem da estereotipia clássica.

Da cor do Pecado, TV Globo

Se compararmos com a representação do negro na televisão e no cinema norte-americano, temos um situação irrisória quase ridícula. Lá, os negros são 11% da população total. Aqui nós, os afro-brasileiros, somos metade. Mas, de fato, temos uma constante incorporação do negro em um tipo de representação mais positiva. Mesmo que proporcionalmente seja pequeno e que a TV seja ainda um mundo de brancos.

Joel Zito Araújo, é autor do livro e do documentário A Negação do Brasil , sobre a ausência e representações equivocadas do negro nas telenovelas. É também diretor do filme As Filhas do Vento , que entrará em cartaz esse ano.

 

 

diverCIDADE - Revista Eletrônica do Centro de Estudos da Metrópole