Ensaio fotográfico: Imagem, Conhecimento e Política
Imagem e conhecimentos contrahegemônicos: indícios de possíveis
configurações político-estéticas
Fotografias de Henrique Parra e Antonio Brasiliano
Ação de produção e registro imagético, realização de performances e intervenções urbanas,
interferências nas mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa, produção
de novas interpretações acerca do vivido e alimentação de subjetividades insurgentes.
Elementos estes que surgem combinados a práticas de coletivos autogeridos, alheios aos
princípios de representação do poder, que podem tensionar as formas de identificação e
individuação e apontar para outras configurações de pertencimento social e partilha do
mundo sensível.
Em outras palavras, criar novos modos de fazer e ver que instituem a POLÍTICA.
As imagens aqui selecionadas apresentam um pequeno recorte de uma universo bastante
amplo de manifestações político-culturais ocorridas no centro da Cidade de São Paulo entre
2005 e 2006.
Essas manifestações são, em parte, o resultado da articulação entre a formação recente de
coletivos artísticos e de midiaativistas com outros movimentos sociais urbanos que lutam pelo
direito à moradia e à cidade.
Algumas fotografias foram realizadas tendo como elementos da imagem o trabalho dos
seguintos grupos e individuos: Esqueleto Coletivo, Bijari, Tranca Rua, Tulio Tavares,
Tiago Judas e Companhia das Cachorras.
Este ensaio fotográfico é parte da pesquisa de doutorado de Henrique Parra
Laboratório de Estudos Audio-Visuais – OLHO – FE-UNICAMP