Caro Leitor,
O que faz da revista diverCIDADE uma revista tão diversa das demais?
Trata-se de uma diversidade de motivos – com o perdão de mais um trocadilho. Em primeiro lugar, porque representamos o Centro de Estudos da Metrópole, um centro interdisciplinar que em poucos anos já se tornou uma referência nos estudos da nossa grande, complexa, perturbadora - mas sempre muito querida - metrópole paulistana.
Não somos, no entanto, uma revista estritamente institucional. As pesquisas do CEM servem como ponto de partida , mas temos a liberdade para abordar os temas de forma mais ampla, realizando reportagens de rua e entrevistas que tragam novas perspectivas sobre a cidade e os estudos científicos sobre ela. Além disso, estamos trabalhando numa fronteira ainda pouco explorada: o difícil diálogo entre cientistas e comunicadores. O fato de termos um contato contínuo com os pesquisadores nos permite aprofundar o trabalho e aprimorar o conteúdo.
Nessa edição abordamos dois temas: documentários e trânsito (inspirados pelo filme Em Trânsito , de Henri Gervaiseau). Além de várias matérias e reportagens, trazemos outra novidade: um trecho de cada filme em vídeo. Os filmes documentários do CEM também são uma experiência de fronteira – nesse caso entre ciência e arte – por isso é especialmente interessante abordar esse assunto. O que faz desse número da diverCIDADE uma edição também especial.
Além de tudo isso, nossa equipe está passando por mudanças. Sai Paula Bonelli, bolsista de iniciação científica, e entra Audrey Camargo, estudante de jornalismo e história, além de uma competente revisora. À Paula, desejamos boa sorte em seus novos projetos, e à Audrey, bem vinda à equipe!
Por fim, diverCIDADE é especial porque fazemos parte de um projeto de formação de divulgadores científicos, financiado pela Fapesp. A Fapesp vem incentivando, nos últimos anos, a formação de profissionais na área de divulgação científica, e somos um exemplo de resultado concreto desse esforço.
Boa leitura, e acompanhe os desenvolvimentos futuros. Um abraço, Rosana de Lima Soares |